Vacinas são essenciais para garantir a saúde pública.
Depois da mais recente pandemia do COVID-19, o mundo nunca mais foi o mesmo.
Foi necessária uma grande tragédia para que mais pessoas se conscientizassem da importância da vacinação e de medidas preventivas.
Nômades Digitais, mais do que nunca, precisam garantir que sua saúde e imunizações estejam em dia, visto que parte fundamental de sua rotina é o ato de circular de um lugar para o outro ao longo do ano.
Vacinas são fundamentais para a segurança de quem viaja e também para evitar a propagação de doenças.
Além de proteger quem se aventura mundo afora, a vacinação também contribui para a segurança de comunidades locais.
Embora a Espanha não exija vacinas obrigatórias para a entrada de brasileiros, estar com a imunização em dia é uma forma de autocuidado essencial.
Afinal, viver em um novo país é uma experiência enriquecedora e desafiadora, onde o cuidado com a saúde é o primeiro passo para aproveitar ao máximo a experiência.
Uma jornada que começa pelo SUS
Antes de embarcar na jornada rumo à Espanha, brasileiros podem garantir que suas vacinas estejam em dia utilizando o Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece gratuitamente a maioria das vacinas essenciais.
Além disso, a carteirinha de vacinação digital, disponível no aplicativo Conecte SUS, facilita o acesso ao histórico de imunizações e pode ser usada para comprovação em viagens internacionais.
Na Espanha, o sistema de saúde pública continua o acompanhamento vacinal para residentes de longa duração, permitindo a atualização de vacinas de reforço e a adesão às campanhas sazonais, como a da gripe e COVID-19, assegurando a proteção contínua e adaptada ao contexto local.
Vacinas Importantes para o Viajante em Longa Estadia na Espanha
As vacinas recomendadas antes de uma viagem de longo prazo podem variar dependendo do histórico médico e do destino. Abaixo, estão algumas imunizações recomendadas para garantir uma estadia saudável e segura na Espanha.
Hepatite A e B
Essas vacinas previnem doenças virais graves transmitidas por alimentos, água contaminada e fluidos corporais.
A vacina contra Hepatite A é administrada em duas doses, enquanto a da Hepatite B exige três doses para proteção completa.
Ambas são recomendadas para quem planeja residir fora do Brasil por períodos prolongados.
Febre Amarela
Não é exigida para entrada na Espanha – como ocorre em muitos países latinos, mas a vacina contra Febre Amarela é essencial para brasileiros, especialmente para quem viaja com frequência.
A imunização é feita com uma única dose que oferece proteção vitalícia, sendo recomendada para quem passou por regiões onde a doença é endêmica.
Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR)
Essas doenças altamente contagiosas são prevenidas pela vacina SCR, indicada para adultos e crianças em duas doses.
A imunização é especialmente importante para evitar surtos em regiões com circulação do vírus, e na Espanha, onde surtos de sarampo têm sido registrados, é uma proteção recomendada.
Tétano e Difteria
Ambas são doenças infecciosas que podem ser transmitidas por meio de ferimentos e objetos contaminados.
O esquema de vacinação geralmente inclui três doses na infância, com reforços a cada dez anos. Para residentes de longa data na Espanha, essa é uma imunização básica de segurança.
Meningite
A Espanha tem recomendação para vacinação contra meningite para grupos específicos.
No Brasil, a vacina contra Meningite C é oferecida pelo SUS, enquanto a versão para o sorotipo B pode ser adquirida em clínicas particulares.
Encefalite Japonesa
Para quem tem planos de visitar a Ásia Oriental durante o período de estadia na Europa, a vacina contra Encefalite Japonesa é recomendada, embora não disponível no Brasil.
Planeje a imunização em uma viagem ao exterior, se necessário.
COVID-19
A vacina contra COVID-19 é indispensável.
Muitos países, incluindo a Espanha, recomendam pelo menos duas doses da vacina, com doses de reforço anuais.
A imunização contra COVID-19 reduz sintomas graves e possíveis hospitalizações, permitindo uma vivência mais segura e livre de restrições.
Mpox
Embora relativamente nova, a vacina contra Mpox tem se mostrado eficaz na prevenção da doença, que é caracterizada por erupções cutâneas e sintomas semelhantes aos da gripe.
Assim como a maioria todas as vacinas mencionadas, a vacinação contra Mpox não é obrigatória para entrar na Espanha, mas é altamente recomendada para reduzir o risco de infecção.
A imunização contra Mpox ajuda a prevenir a transmissão do vírus e a desenvolver sintomas graves, contribuindo para uma experiência de vida mais segura e saudável no exterior.
No Brasil, a vacina é aplicada somente via SUS e para grupos específicos de pessoas que se encontram em maior situação de risco
Medidas Gerais para Manter a Saúde no Exterior
Além das vacinas, algumas práticas básicas de saúde e higiene podem prevenir doenças e garantir uma experiência segura e agradável:
- Carregue uma máscara descartável para situações inesperadas.
- Lave as mãos regularmente.
- Evite alimentos e água de origem desconhecida.
- Use repelente de insetos em áreas de risco.
- Aplique protetor solar.
- Tenha sempre álcool em gel à disposição.
Siga nos acompanhando para mais notícias e conteúdos sobre a Espanha para Nômades Digitais.