Brasileiro Precisa de Visto para Entrar na Espanha?

Brasileiro Precisa de Visto para Entrar na Espanha

Se você quer saber se o brasileiro precisa de visto para entrar na Espanha, primeiro precisamos entender as motivações da entrada.

Existem muitos países que demandam vistos para entrar, de acordo com a nacionalidade do passaporte apresentado.

No caso do Brasil, é possível viajar para mais de 150 países ao redor do mundo sem precisar de visto prévio, esse número é bastante relevante considerando que existem pouco mais de 190 países “oficialmente” reconhecidos pela maioria das nações.

O que é o Espaço Schengen?

Se você pretende viajar para a Espanha, já deve saber ou ter ouvido falar sobre o espaço schengen, que nada mais é do que um conjunto de países pertencentes ao continente europeu.

São 26 países pertencentes ao conjunto atualmente:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Como você pode ter notado, a Espanha é um desses destinos.

O Espaço Schengen é uma área de livre circulação de pessoas entre países europeus que assinaram o Acordo de Schengen, inicialmente estabelecido em 1985.

Ele permite que cidadãos e viajantes circulem entre os países membros sem a necessidade de controles fronteiriços internos, facilitando a mobilidade dentro da região.

Atualmente, o Espaço Schengen inclui 27 países, principalmente da União Europeia, mas também outros como Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein.

Os principais objetivos do Espaço Schengen são promover a integração econômica, fortalecer a cooperação entre os países em questões de segurança e simplificar as viagens entre os Estados participantes.

Podemos dizer que o Espaço Schengen é uma versão um pouco mais aprimorada do que vivemos no Brasil com o Mercosul – pois é relativamente mais integrado e conhecido do que o bloco sul-americano pela população.

Qual a burocracia para brasileiros viajarem ao Espaço Schengen?

Como a Espanha faz parte do bloco, as regras válidas para entrar no país são as mesmas exigidas pelos demais.

No caso do portador do visto brasileiro, até meados do primeiro semestre de 2025, não é necessário a solicitação prévia de vistos ou autorizações para visitar os países por até 90 dias consecutivos.

Isso se aplica somente para aqueles que estejam visitando esses lugares para finalidades turísticas, negócios ou transitórias (conexões de voo, por exemplo), ainda que exista interesse futuro na aplicação para o visto de nômade digital da Espanha, por exemplo.

Caso a intenção seja de ficar por mais de 90 dias, é necessário um tipo diferente de visto – sendo a extensão somente em casos muito específicos, como no caso de uma pandemia (como a do Covid) que impedia a circulação normal das pessoas.

Mencionei que é até meados de 2025 porque já existe uma medida – que explicaremos mais para frente, que irá mudar um pouco esse cenário, mas ainda assim, vai continuar relativamente fácil para brasileiros visitarem o bloco europeu.

No caso de países europeus que não fazem parte do Espaço Schengen, vale as regras particulares estipuladas por eles – muitas funcionam da mesma maneira (no caso do continente europeu) pois existem parcerias com o Brasil – mas a única maneira de você saber o que se aplica, é pesquisando.

Existe um caminho fácil para você começar a pesquisa das condições necessárias para visitar um país – não somente do continente europeu, e essa solução é o site PassaportIndex.

Mas lembrando, use ferramentas apenas como “pesquisa inicial” – a única fonte segura são as autoridades oficiais de cada país.

O que muda com o ETIAS?

Conforme mencionei no ponto anterior, já existe um programa que irá mudar a maneira como brasileiros entram no Espaço Schengen.

Essa iniciativa ficou conhecida como ETIAS (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagens) – esse sistema, ao que se sabe, irá demandar uma autorização prévia antes de viajar para qualquer país integrante do grupo.

Essa autorização – que durará 3 anos, irá permitir que as pessoas continuem tendo acesso ao Espaço Schengen por até 3 meses consecutivos (na modalidade Turismo), mas pode ser que torne mais fácil extensões da permanência, por exemplo.

O ETIAS, apesar de envolver uma burocracia prévia, não é considerado um VISTO por si só, mas sim uma AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM – essa é uma prática comum, por exemplo:

Pessoas portadoras do Visto Americano podem solicitar o eTA – que é uma Autorização Eletrônica para entrar no Canadá.

O mesmo vale no caso de Espanhóis para entrar nos Estados Unidos.

E por aí vai…

Condições simplificadas, mas toda viagem internacional é burocrática

Brasileiros podem permanecer na Espanha como turistas por até 90 dias dentro de um período de 180 dias sem necessidade de visto, conforme as regras do Espaço Schengen.

Para estadias superiores, é obrigatório obter um visto específico antes de viajar, como o de estudante ou o de nômade digital.

Ainda que não tenha a necessidade de visto, todos os viajantes brasileiros devem estar preparados para serem questionados, sobre:

  • Passaporte com validade maior do que o tempo de viagem;
  • Passagem de volta;
  • Seguro de viagem;
  • Carta convite ou comprovante de hospedagem;
  • Comprovante financeiro (ao menos 108€ por pessoa por dia, ou por volta de 900€);
  • Comprovante do motivo de viagem (roteiro de viagens, etc).

Por fim, vale lembrar que essas regras de aplicam a portadores do passaporte brasileiro que não sejam cidadãos europeus e que possuam interesses de turismo, negócios ou conexão pelo país.

Para todos os detalhes e informações mais atualizadas, acesse o site da Embaixada Espanhola no Brasil.

Siga nos acompanhando para mais notícias e conteúdos sobre a Espanha para Brasileiros e Nômades Digitais.

Total
0
Shares
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Artigo Anterior
Como se tornar um nômade digital

Como se tornar um nômade digital

Próximo Artigo
Como dizer os Dias da Semana em Espanhol

Como dizer os "Dias da Semana" em Espanhol?

Artigos Relacionados